Nome do Fundo: | FII EUROPAR | CNPJ do Fundo: | 05.437.916/0001-27 |
Data de Funcionamento: | 10/12/2002 | Público Alvo: | Investidores em Geral |
Código ISIN: | BREUROCTF011 | Quantidade de cotas emitidas: | 383.936,00 |
Fundo Exclusivo? | Não | Cotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? | Não |
Classificação autorregulação: | Mandato: HíbridoSegmento de Atuação: LogísticaTipo de Gestão: Passiva | Prazo de Duração: | Indeterminado |
Data do Prazo de Duração: | Encerramento do exercício social: | 31/12 | |
Mercado de negociação das cotas: | Bolsa | Entidade administradora de mercado organizado: | BM&FBOVESPA |
Nome do Administrador: | COINVALORES CCVM LTDA | CNPJ do Administrador: | 00.336.036/0001-40 |
Endereço: | Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461, 10º andar Torre Sul- Jardim Paulistano- São Paulo- SP- 01452-921 | Telefones: | (11)3035-4143(11)3035-4141 |
Site: | www.coinvalores.com.br | E-mail: | admfundoimobiliario@coinvalores.com.br |
Competência: | 12/2018 |
1. |
Prestadores de serviços |
CNPJ |
Endereço |
Telefone |
1.1 | Gestor: Coinvalores C. C. V. M. Ltda. | 00..33.6.0/36/0-00 | Av. Brigadeiro Faria Lima, 146 - 10º andar - Torre Sul - São Paulo - SP. | (11) 3035-4141 |
1.2 | Custodiante: Itau Unibanco S.A | 60..70.1.1/90/0-00 | Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100 - São Paulo - SP. | (11) 3072-6017 |
1.3 | Auditor Independente: Moore Stephens Auditores e Consultores | 81..14.4.8/18/0-00 | Av. Juscelino Kubtscheck, 410 - Bloco B 0- Sala - 808 - Joinville - SC | (47) 3422-6474 |
1.4 | Formador de Mercado: Não há | ../- | ||
1.5 | Distribuidor de cotas: Nâo há | ../- | ||
1.6 | Consultor Especializado: Não há | ../- | ||
1.7 | Empresa Especializada para administrar as locações: Nâo há | ../- |
1.8 | Outros prestadores de serviços¹: | |||
---|---|---|---|---|
Não possui informação apresentada. |
2. |
Investimentos FII |
2.1 | Descrição dos negócios realizados no período | |||
Não possui informação apresentada. |
3. |
Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados: |
Não possui informação apresentada. |
4. |
Análise do administrador sobre: |
4.1 | Resultado do fundo no exercício findo |
No Exercício findo em 31/12/2018, o fundo apresentou um resultado operacional, expurgando o ajuste ao valor justo, de R$ 4.870.815,49 sendo que em razão da avaliação realizada no exercício o que gerou uma variação positiva do Ajuste ao Valor Justo no montante de R$ 3.398.804,33 o Fundo apresentou lucro no montante de R$ 8.269.619,82. O Fundo, de acordo com a Lei 9.779 de 19 Janeiro de 1999, destinou aos quotistas a título de distribuição de resultado o montante de R$ 4.407.585,28 ( R$ 4.299.050,00 em 2016). |
4.2 | Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo |
Região de São Paulo - De acordo com relatório da Colliers, empresa contratada pelo Fundo, o inventário existente dos condomínios logísticos classe A no Estado de São Paulo encerrou o ano de 2018 com 8.269.337 m² (8.091.869 m² em 2017), ou seja, se comparado ao exercício anterior houve um aumento no inventário existente de 177.468 m². Apesar de um aumento no inventário, a absorção líquida no exercício aumentou 4.061 m² se comparado ao ano passado fechando em 528.720 m² (419.659 m² em 2017). A taxa de vacância encerrou exercício com 22% (26% em 2017), ou seja, diminuição de 4% da taxa de vacância em relação ao ano anterior. A absorção bruta foi de 818.667 m². Em se tratando de aumento de inventário futuro, existe atualmente 605.629 m² em galpões em processo de construção, no entanto, a entrega efetiva destes galpões bem como a data prevista para conclusão das obras dependerá de vários fatores internos e externos, dentre os quais, pode-se destacar no âmbito externo o cenário macroeconômico atual. Região do Rio de Janeiro - O inventário existente dos galpões logísticos classe A no Estado do Rio de Janeiro encerrou o ano de 2018 com 1.758.221 m² (1.681.225 m² em 2017), ou seja, se comparado ao exercício anterior houve um aumento de 76.724 m² de inventário. A absorção líquida no exercício ficou positiva em 130.827 m² (-79.030 m² em 2017). A taxa de vacância encerrou o exercício em 22% (30% em 2017). Em se tratando de aumento de inventário futuro, existem atualmente 88.851 m² de áreas em galpões com processo de construção, no entanto, a entrega efetiva destes galpões bem como a data prevista para conclusão das obras dependerá de vários fatores internos e externos, dentre os quais, pode-se destacar no âmbito externo o cenário macroeconômico atual. |
4.3 | Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira |
A economia brasileira apresentou em 2018 crescimento de 1.1 p.p. do PIB. O fraco crescimento econômico, associado a incerteza política que perdurou até o final do 2° semestre de 2018 e pela greve dos caminhoneiros, resultou, considerando a ABL total dos imóveis que integram a carteira do Fundo, em uma taxa de vacância de 24 p.p no final de 2018, isto porque, as devoluções do Módulo I do CDA e do galpão II localizado na Av. Jornalista Paulo Zinng, ocorridas em meados julho/18 não foram, pelos motivos aqui mencionados, absorvidas pelo mercado. A expectativa do mercado é de eventual crescimento do consumo no ano de 2019 motivado pela nova matriz econômica e pelas reformas estruturais do novo governo. O aumento do consumo tem impacto direto no segmento logístico e apesar do surgimento de novo inventário, nossa expectativa é de queda na taxa de vacância para os imóveis que integram a carteira do Fundo, entretanto, tal redução não se traduzirá em aumento dos preços que deverão se manter estáveis. Cabe destacar que tal expectativa pode não se concretizar caso o governo não consiga aprovar as reformas estruturais importantes para o país. |
5. |
Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII: |
Ver anexo no final do documento. Anexos |
6. | Valor Contábil dos ativos imobiliários do FII | Valor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO) | Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período | |
---|---|---|---|---|
Relação de ativos imobiliários | Valor (R$) | |||
Centro de Distribuição Anhanguera CDA (Edificações) | 36.860.000,00 | SIM | 0,05% | |
Centro de Distribuição Anhanguera - CDA (Terrenos) | 56.120.000,00 | SIM | 3,33% | |
Centro de distribuição do Rio de Janeiro - CDRJ Edificações) | 7.918.000,00 | SIM | 7,58% | |
Centro de distribuição do Rio de Janeiro - CDRJ (Terreno) | 6.603.000,00 | SIM | 5,31% | |
Torre de Testes de Elevadores ( Edificações) | 1.539.000,00 | SIM | 14,85% | |
Torre de Testes de Elevadores ( Terreno) | 12.044.000,00 | SIM | 4,19% |
6.1 | Critérios utilizados na referida avaliação |
Centro de Distribuição Anhanguera - CDA - A empresa especializada que avaliou o valor justo dos imóveis pertencentes a carteira do fundo adotou os Métodos Evolutivo e Método de Capitalização de Renda Por Fluxo de Caixa Descontado para determinação do valor de compra e vendo do bem. A avaliadora também adotou Método Comparativo Direto de Dados de Mercado para determinação do valor de locação. Centro de Distribuição do Rio de Janeiro - CDRJ - A empresa avaliadora adotou o Método Evolutivo para determinação do valor de compra e venda do bem e para determinação do preço de locação foi adotado o Método Comparativo de Dados de Mercado. Torre de Testes de Elevadores - A empresa avaliadora adotou o Método Evolutivo para determinação do valor de compra e venda da Edificação, Método Involutivo para determinação do valor do Terreno e Método de Capitalização de Renda para determinação do valor de locação. |
7. | Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes | ||||||
Nº do Processo | Juízo | Instância | Data da Instauração | Valor da causa (R$) | Partes no processo | Chance de perda (provável, possível ou remota) | |
013.0544-39.200.8.260053 | 10° Vara da Fazenda Pública - SP | 1° Instância | 22/07/2008 | 226.671,27 | Autor: Autoban Réu: Fundo de Invest.Imob.Europar | remota | |
Principais fatos | |||||||
O juíz determinou o levantamento do depósito judicial relativo a indenização. Estamos aguardando a expedição da via para levantamento do valor. Existe a possibilidade de revisão do valor indenizatório, pois, foi incluído no processo a possibilidade de lucros cessantes e danos emergentes, para tanto, estamos aguardando a nomeação do Perito pelo Juiz. | |||||||
Análise do impacto em caso de perda do processo | |||||||
Em 17 de abril de 2012 o Fundo juntamente com os proprietários dos imóveis localizados na Região Anhanguera firmaram um acordo de Compartilhamento de Acesso e de Uso de Ampliação da Rodovia, tal acordo prevê um custo de obras relativo à desapropriação que será suportado pelo Fundo bem como pelos demais proprietários dos imóveis da região. O processo foi encerrado pois o autor desistiu de desapropriação. |
8. | Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes | |||
Não possui informação apresentada. |
9. | Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes: |
Não possui informação apresentada. |
10. |
Assembleia Geral |
10.1 | Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise: |
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 - 10° andar - Torre Sul www.coinvalores.com.br |
10.2 | Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração. |
O envio de matérias , temas na ordem do dia bem como os documentos pertinentes às deliberações são encaminhados para os quotistas via correspondência e por e-mail desde que o cotista possua e-mail cadastrado na adminsitradora. Ademais, tais documentos também são inseridos no sites do adminsitrador: www.coinvalores.com.br; sites: www.b3.com.br via fundosnet e www.cvm.gov.br. Na necessidade de pedido público de procuração será disponibilizado comunicado nos sites da administradora: www.coinvalores.com.br, da BM&FBovespa e através do enviao ao endereço eletrônico do quotista com e-mail cadastrado na administradora. |
10.3 | Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto. |
Somente poderão votar nas Assembleias quotistas inscritos no livro de registro do Fundo. O quotista titular das quotas deverá apresentar documento de identificação ou prova de representação. O procurador do quotista deverá estar munido de procuração, lavrada há menos de 1 (um)ano com poderes específicos para prática do ato, com firma reconhecida pelo quotista outorgante.De acordo com o regulçamento do Fundo a ADMINISTRADORA poderá optar por promover as deliberações mediante processo de consulta formalizada em carta ou outra forma de comunicação escrita, inclusive por meio de comunicação eletrônica (e-mail), dirigida por ela a cada um dos QUOTISTAS, para resposta no prazo máximo de 30 (trinta) dias. No caso de votação eletrônica, o quotista deverá apresentar carta resposta devidamente assinada juntamente com documento de identificação, procuração ou documento societário no caso de Pessoa Jurídica. Os documentos apresentados serão confrontados com a assinatura da carta resposta indicando o voto objeto do tema a ser deliberado cujas informações serão comprovadas no livro de registro. A previsão de votação eletrônica bem como a realização de consultas formais estão previstas no regulamento do Fundo. No Edital de Convocação está expresso o artigo do regulamento de que trata a votação Eletrônica bem como menciona o endereço eletrônico para envio do voto por meio de carta resposta. |
10.3 | Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico. |
Não há previsão no regulamento. |
11. |
Remuneração do Administrador |
11.1 | Política de remuneração definida em regulamento: | ||
Pelos serviços de gestão e administração do FUNDO a ADMINISTRADORA receberá Taxa de Administração equivalente a 5,0% (cinco por cento) ao ano sobre a receita bruta auferida pelo FUNDO, observado o valor mínimo de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por mês, valor este que será corrigido anualmente pela variação do IGP-M (índice Geral de Preços de Mercado), elaborado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, a partir de maio de 2013. A remuneração da ADMINISTRADORA será paga mensalmente até o 5º (quinto) dia útil do mês seguinte ao da prestação de serviços, contra a respectiva fatura.4.7.2. A ADMINISTRADORA poderá receber também taxa de desempenho, desde que aprovado pela assembleia geral.O método de cálculo da Taxa de Administração será aplicado mesmo que o Fundo integre ou passe a integrar índice de mercado no mês anterior, conforme aprovado em Assembleia Geral com fundamento no § 4º do Artigo 36 da Instrução CVM nº 472/2008. | |||
Valor pago no ano de referência (R$): | % sobre o patrimônio contábil: | % sobre o patrimônio a valor de mercado: | |
NaN | NaN | NaN |
12. |
Governança |
12.1 | Representante(s) de cotistas | |||
Não possui informação apresentada. |
12.2 | Diretor Responsável pelo FII | |||
Nome: | Fernando Ferreira da Silva Telles | Idade: | 67 | |
Profissão: | Corretor Valores | CPF: | 307.745.278-20 | |
E-mail: | fernandostelles@coinvalores.com.br | Formação acadêmica: | superior incompleto | |
Quantidade de cotas detidas do FII: | 0,00 | Quantidade de cotas do FII compradas no período: | 0,00 | |
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: | 0,00 | Data de início na função: | 01/01/1982 | |
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos | ||||
Nome da Empresa | Período | Cargo e funções inerentes ao cargo | Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram | |
Coinvalores C.C.V.M. Ltda. | 24/06/1996 | Diretor | Sociedade Corretora | |
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos | ||||
Evento | Descrição | |||
Qualquer condenação criminal | ||||
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas |
13. | Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido. | |||||
Faixas de Pulverização | Nº de cotistas | Nº de cotas detidas | % de cotas detido em relação ao total emitido | % detido por PF | % detido por PJ | |
Até 5% das cotas | 1.278,00 | 247.375,00 | 64,43% | 59,24% | 5,19% | |
Acima de 5% até 10% | 4,00 | 97.541,00 | 25,41% | 14,81% | 10,60% | |
Acima de 10% até 15% | 1,00 | 39.020,00 | 10,16% | 10,16% | ||
Acima de 15% até 20% | ||||||
Acima de 20% até 30% | ||||||
Acima de 30% até 40% | ||||||
Acima de 40% até 50% | ||||||
Acima de 50% |
14. |
Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008 |
Não possui informação apresentada. |
15. |
Política de divulgação de informações |
15.1 | Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos. |
Não possui informação apresentada. |
15.2 | Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores. |
Não possui informação apresentada. |
15.3 | Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores. |
Não possui informação apresentada. |
15.4 | Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso. |
Não possui informação apresentada. |
16. | Regras e prazos para chamada de capital do fundo: |
Não possui informação apresentada. |
Anexos |
5.Riscos |
1. | A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII |